Nossos pacientes que buscam por um novo sorriso, recebem o que há de mais moderno em material, qualidade de resultado e agilidade no tratamento e recuperação de implantes dentais. Mas tão importante quanto o cuidado dos nossos profissionais antes e durante a operação, é zelar para manter os resultados após o procedimento.

Você sabe como limpar próteses e implantes?

Se engana quem pensa que a ausência de dentes naturais elimina ou reduz a necessidade de higiene oral. Para quem possui implantes, a escovação e o uso do fio dental continuam sendo fundamentais para garantir a saúde bucal, especialmente se tratando das gengivas, que têm como principal função a sustentação e proteção dos dentes.

Aos pacientes que ainda estão em cuidados pós-operatórios, a recomendação é utilizar escova com cerdas ultra-macias para não agredir as regiões que ainda estão sensíveis. Outro tipo de escova que pode ajudar são as interdentais, que possibilitam a limpeza entre os dentes e gengiva sem causar traumas na região.

O fio dental segue como recomendação de uso diário, e pode ser acompanhado de um passa-fio para facilitar o trabalho.

Mantenha suas consultas de rotina e profilaxia

Além dos cuidados feitos em casa, é essencial seguir com as consultas de rotina em seu dentista de confiança, que fará a limpeza de forma profissional, além de acompanhar os resultados em longo prazo para garantir a durabilidade do procedimento.

A ausência de cuidados adequados e acompanhamento rotineiro pode levar o paciente a um quadro de peri-implantite, um processo inflamatório que afeta gengivas e ossos ao redor dos dentes implantados, e pode comprometer a qualidade do implante dentário ou até mesmo levar à necessidade de remoção, em casos mais graves.

Mas apesar da importância do alerta, cuidar dos novos dentes não tem segredo. Ao preservar bons hábitos de higiene e seguir atentamente as recomendações do dentista, certamente você só verá benefícios em sua saúde, autoestima e qualidade de vida.