Chá, café, vinho e bebidas quentes propícias do inverno contribuem para dentes amarelados
O clima frio pede uma bebida mais quente. Ainda assim, quando se trata de chás, vinhos e café, é importante ficar atento. Isso porque os líquidos pigmentados podem favorecer a pigmentação dos dentes e comprometer o seu sorriso branco e saudável.
Para evitar este cenário, o ideal é manter uma dieta mais balanceada. Você não precisa abolir todas as bebidas com colorações fortes, mas pode evitá-las ou adotar técnicas que ajudam a driblar as manchas, como o uso de canudo pois assim a bebida não entra em contato direto com os seus dentes, ou, realizar a higienização logo após o consumo, a fim de remover os pigmentos aderidos. Além disso, é fundamental manter a profilaxia e a higienização dos dentes em dia, incluindo o uso de fio dental. Através da profilaxia (limpeza realizada no consultório) é possível realizar a remoção de pigmentos extrínsecos.
Diferenças entre pigmentação extrínseca e manchas
Normalmente, os pigmentos de bebidas e alimentos causam as manchas extrínsecas, que são superficiais e saem com escovação ou limpeza no dentista. Nesse caso, o clareamento dental é uma solução que ajuda a renovar a branquitude dos dentes.
Já nas intrínsecas, há um processo de alteração da estrutura da dentina e/ou esmalte que permite que a mancha seja mais profunda.
O café, por exemplo, tomado sem açúcar ou com adoçante, só suja superficialmente os dentes, e é removido com a higiene bucal diária e a profilaxia. Já o café com açúcar promove descalcificação pelo acúmulo de placa e mancha mais. Além do açúcar, a acidez também prejudica os dentes. O vinho tinto e alguns chás mais escuros também podem escurecer os dentes superficialmente, mas bebidas mais ácidas, mesmo sem corantes, podem causar erosão com o tempo se consumidas em excesso.
Para a escovação, após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas o ideal é aguardar 30 minutos após a ingestão, pois o processo é abrasivo e pode acentuar o desgaste. Além disso, após a ingestão deve-se lavar a boca com água pura para neutralizar o pH da saliva.
Quanto ao creme dental, não caia na falácia de produtos que prometem clarear os dentes. O ideal é consultar seu dentista para escolher a melhor opção.
Quando ir ao dentista:
Não espere se incomodar com a coloração dos dentes para aí então procurar uma clínica. É importante visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano, pois só ele conseguirá fazer uma avaliação precisa, além de realizar a limpeza profissional, um tratamento seguro e eficaz para deixá-lo com aquele sorriso brilhante em todas as estações, sem abrir mão das suas bebidas preferidas.