O surgimento dos dentes do siso é quase um ritual de passagem da adolescência para a vida adulta. Logo que eles aparecem, lá no fundinho da boca, as pessoas procuram um dentista para fazer a cirurgia de retirada.
O que são os dentes do siso?
Conhecidos como dentes do juízo, os terceiros molares são os quatro últimos dentes permanentes a nascerem e costumam aparecer entre os 15 e 20 anos de idade. Em alguns casos, podem ficar escondidos sob a gengiva e só são identificados por meio de uma radiografia panorâmica.
Nem todo mundo tem um ou mesmo todos os dentes do siso. Isso acontece porque algumas pessoas nascem sem a base do dente, o que faz com que ele não se forme.
Será que realmente é preciso extraí-los?
Extrair os dentes do siso não é uma regra. Em alguns casos eles podem ser mantidos. É possível conviver com eles se houver espaço suficiente para acomodar os quatro dentes “extras” sem causar prejuízos ao sorriso ou à saúde bucal.
Nesses casos, é importantíssimo dar uma atenção especial à limpeza, pois os dentes do siso ficam em uma área difícil de alcançar durante a escovação e podem se tornar um prato cheio para as bactérias.
Apenas o dentista poderá avaliar se a extração do siso é necessária depois de pedir radiografias. Geralmente, eles são retirados se não houver espaço suficiente na boca para acomodá-los, pois pode ocasionar o desalinhamento dos outros dentes e alterações na mordida.
Fique atento a sintomas como dor, inclusive na mandíbula, e possíveis inflamações na gengiva. Em alguns casos não ocorre a erupção do dente ou ele nasce em um ângulo errado.
Qual a hora certa de extraí-los?
Caso seja necessário retirar os dentes do siso, o ideal é que a cirurgia aconteça ainda na adolescência, porque as raízes não estão completamente formadas e o tecido ao redor do dente está mais maleável, o que facilita a retirada dos sisos.
Por que extrair os sisos?
Em alguns casos, o tamanho dos dentes é compatível com o tamanho dos arcos dentários e os terceiros molares nascem e se posicionam sem problemas.
Entretanto, em outros casos, os sisos não ficam adequadamente posicionados e nestes casos é indicada sua extração. Os principais motivos para extração dos terceiros molares são:
• O dente não nasce completamente, restando um pouco de gengiva sobre ele e desta forma fica mais sujeito a infecção, comumente chamada pericoronarite.
• O dente nasce voltado para fora (virado para a bochecha), e fica machucando a mucosa.
• A posição do dente não permite uma boa higiene, e desta forma fica muita placa acumulada gerando risco de cárie para ele próprio e os dentes adjacentes.
• Outras vezes o dente nem nasce, mas devido a sua posição dentro do osso, o terceiro molar pode causar dano aos dentes próximos.
Todas estas condições são avaliadas pelo dentista através de exame clínico e radiográfico. E através destes exames poderá também ser determinado o melhor momento de intervenção.
Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato!
Leia Também: Descubra A Melhor Hora Para Tirar o Dente Do Siso: Saiba Tudo Agora!