Nosso Blog

Sangramento gengival: o que é e como tratar?

Quando ocorre sangramento gengival espontâneo, significa que algo não está bem. Esta situação é sinal de alerta que não deve ser ignorado, independente do índice de sangramento da gengiva.

Caso ocorra sangramento ao escovar os dentes, não significa necessariamente que exista alguma patologia, pois essa situação isolada pode ser consequência de uma escovação inadequada. No entanto, se as gengivas sangram mais facilmente do que o normal, pode ser o resultado de algumas doenças orais, como gengivite, ou até mesmo periodontite.

O sangramento da gengiva ocorre, na maioria das vezes, devido à presença de inflamação na gengiva, designada de gengivite, que surge principalmente devido à acumulação ou remoção inadequada das placas bacterianas, ou seja, resultado de uma má higienização oral, e que consequentemente dará origem à formação de tártaro. A gengivite constitui o primeiro estágio da doença periodontal.

A periodontite é uma infeção bacteriana que rodeia o periodonto (tecidos de suporte dos dentes).

Trata-se de uma patologia oral frequente, que se não for tratada adequadamente, pode evoluir e constituir um grave problema para a saúde oral, sendo o sangramento constante na gengiva uma das manifestações mais frequentes.  É um processo infeccioso da gengiva que também atinge os tecidos de suporte, ou seja, o osso e o ligamento periodontal.

Na gravidez o sangramento gengival é frequente, e que se manifesta devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação.

O tratamento possibilita acabar ou parar com o sangramento através da reeducação da técnica de escovação. No entanto, no caso de existir alguma doença, não é pelo simples fato do sangramento deixar de ocorrer que devemos interromper o tratamento, devendo cumprir com o plano estabelecido pelo Médico Dentista até ao final.

A primeira e mais eficaz medida a tomar no tratamento do sangramento gengival deverá ser sempre no sentido de o evitar, ou seja, apostar na sua prevenção, uma vez que a manutenção de uma boa saúde oral é essencial para manter as gengivas saudáveis.

Agende uma consulta e mantenha sua boca sempre saudável!

📲 (47) 3338-1916 | Whatsapp (47) 99961-0533.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin