Mordent - Implantes Dentários em Blumenau
16 mar, 2023

Tudo o que você precisa saber sobre tratamento de canal

O tratamento de canal é muito comum popular e consiste na remoção da polpa inflamada do dente, que é um tecido mole onde estão os nervos e vasos sanguíneos, e na desinfecção da região.
Conteúdo do Post

O que é tratamento de canal e quando é recomendado fazer?

O tratamento de canal é muito comum popular e consiste na remoção da polpa inflamada do dente, que é um tecido mole onde estão os nervos e vasos sanguíneos, e na desinfecção da região.

A polpa está localizada no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz, que fica na inervação da mandíbula e da maxila. Por isso, qualquer lesão na polpa gera muito desconforto, pois ela está inserida em uma parte profunda do dente.

O tratamento de canal é recomendado quando a polpa está infeccionada ou morta. Isso só ocorre em casos de cárie profunda, fraturas ou traumas.

Os sintomas mais frequentes de que pode haver a necessidade de um canal são dores, que podem causar inchaço, sensação de latejamento e até irradiar para a face.

Se a polpa não for tratada, é possível que se forme pus ou abscesso dentro da boca, o que pode afetar a ossatura, gerar dor e outras graves complicações.

Quais as causas mais comuns para o tratamento de canal?

As causas mais comuns para o tratamento de canal são:

• Dente quebrado;

• Cárie profunda;

• Dano ao dente, resultado de lesão física.

Quando procurar ajuda de um dentista?

Procure o dentista assim que sentir o primeiro incômodo ou dor. Caso seja preciso fazer o tratamento de canal, o endodontista é o profissional dentro da odontologia mais indicado.

Quanto mais rápido o paciente buscar pelo auxílio de um especialista, mais eficaz será o tratamento, pois as chances de complicações ficam reduzidas.

Depois de fazer o tratamento de canal, não é necessário realizar um repouso tão prolongado, mas o paciente deve adotar algumas medidas.

Quais os cuidados após realizar um tratamento de canal?

Logo nos primeiros dias, é normal que o dente fique sensível, principalmente, se já havia dor ou infecção antes do procedimento.

Por isso, é fundamental evitar comer alguns alimentos e higienizar corretamente a boca.

Também é indispensável que o endodontista continue acompanhando o quadro clínico e a recuperação do paciente após o tratamento de canal.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato por aqui!

Leia Também: Qual a melhor hora para tirar o dente do siso?

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Mordent - Clínica Odontolológica

Oferecemos serviços odontológicos completos em Blumenau, SC, com atendimento em diversas especialidades para atender às suas necessidades